segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OUVIR

LEITURA BÍBLICA:
(Isaías 50.4-5)

"O senhor desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado." (Isaías 50.4)


Como, em meio a uma multidão barulhenta, uma mãe ouve quando seu bebê chora - e, dependendo da necessidade dele, todo o ruído "desaparece"? Ela escuta a barulheira, mas só ouve a voz do filho. Escutar só envolve uma interação entre a vibração do ar e o aparelho auditivo; já ouvir depende de dar atenção, decodificar, interpretar, avaliar e reagir. E ouvir como quem está aprendendo envolve pelo menos mais três aspectos fundamentais: 1) Dar atenção prioritária , para entender exatamente o que é transmitido; 2) Receptividade, para aceitar que não sei, e reconhecer a fonte dea informação e 3) disposição de aplicar o que aprender, pois de nada vale ficar só no plano teórico.
No texto de hoje, o profeta Isaías mostra que é precioso ouvir e aprender do Senhor. Deus falou à humanidade de muitas formas, mas Jesus é a expressão completa da divindade. Só que ele, após a ressurreição, subiu aos céus e ainda não voltou. Como então Deus fala conosco hoje?
Ao subir para o Pai, Jesus enviou o Espírito Santo, e por meio dele o Deus trino habita em quem conhece os seus mandamentos e os pratica. Este será amado por Deus e Jesus se revelará a ele (Jo 14.21). Sou testemunha de que Deus tem falado comigo e me ensinado de muitas maneiras: pela leitura criteriosa da Bíblia, por certas mensagens ouvidas ou lidas, pelo conselho de amigos, pela repreensão de alguém que me ama, e até por bronca de gente que nem tem relacionamento com o Senhor (que eu saiba). Mas em todas essas vezes, estou certo de que o Espírito usou esses meios para falar comigo e me ensinar.
É preciso atenção para perceber a voz de Deus, mesmo nas pequenas coisas, e orar por discernimento para não se distrair com qualquer outra voz. E então, dar atenção, ouvir com receptividade e tratar de aplicar aquilo que Deus ensinou... ou continuar no meu erro.


"Não basta ouvir, é preciso fazê-lo como quem está aprendendo."
"fonte: Pão Diário"

sábado, 26 de fevereiro de 2011

PLUG AND...

Leitura Bíblica:
(Mateus 7.7-11)

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terrenos planos." (Sl 143.10)


Quando surgiram os primeiros computadores pessoais, era precioso o usuário programa-lo antes de poder usá-lo, uma tarefa complicada - não era para qualquer um.
Pouco depois, os especialistas facilitaram nossa vida e os equipamentos passaram a vir já com os programas prontos, criando o chamado plug and play (ligue e vá em frente). Melhorou muito, mas às vezes a coisa emperrava, frustrando o usuário. Foi o que os cínicos passaram a chamar de plug and pray (ligue e ore...).
Curioso não?? Parece que orar só vem à mente quando tudo da errado. É o último recurso. Quando não se enxerga mais nenhuma saída, tenta-se ainda a oração. Não que se vá esperar muito disso, mas não custa nada, e quem sabe? Pelo menos ninguém pode dizer que não se tentou tudo!
É claro que também há os que fazem o contrário - não na informática, mas na vida. Erguem suas preces a quem quer que seja (talvez até mesmo a Deus) e depois cruzam os braços à espera de um milagre. Seria como querer que o computador funcionasse sem liga-lo (quem sabe dispensando até o plug - a ligação a tomada). Pensando bem, acho que essa idéia do plug and pray, apesar de ser uma brincadeira com o computador, pode ser um ótimo programa de vida: primeiro o plug (a ligação com a fonte da própria vida - veja como por exemplo João 7.37-39), depois o pray (a conversa com Deus para receber instruções) e em seguida, aí sim, o play ( tocar a vida, agora já com o respaldo necessário). A propósito, há aqueles que nem tentam o plug e confiam só na carga da sua própria bateria. Podem viver até bem por um bom tempo, mas um dia a carga acaba -  e as vezes de repente. Não me parece uma opção muito esperta. Por isso, na leitura de hoje Jesus ensina a ir buscar o que precisamos diretamente com Deus, e o versículo em destaque recomenda agir de acordo.

"Plug, pray & play: ligue-se (com Deus), ore e atue - eis um bom programa de vida!"

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CASAIS

LEITURA BÍBLICA:
(1Pedro 3.1-7)

Palavra para quem é casal:
"A mulher que teme o Senhor será elogiada."(Provérbios 31.30)

Certo dia uma pessoa perguntando a outra sobre a vida de um casal ouviu que os dois eram como a tampa e panela. Isso é uma comparação boa com esses utensílios de cozinha. Um tem de completar o outro nas suas limitações e adaptar-se a ele. Uma panela com  tampa errada ou deformada é quase como se não tivesse nenhuma - ou até pior: ambas podem atrapalhar uma à outra. Pois bem, aqui estamos falando de casais e não de panelas. O que fazem os casais serem tão bem ajustados? Nossa leitura bíblica de hoje começa dizendo "do mesmo modo..." Que modo? Vale a pena também ler o que está no capítulo anterior. Ali se fala de Jesus, "pastor e bispo" de suas almas - ou seja, aquele que cuida da nossa vida e nos instrui, de modo a estarmos bem ajustados, também entre nós. É assim que, como a panela com sua tampa, será possível resistir ao fogo dos problemas diários e produzir coisas boas para todos . Continuando na leitura de hoje, Pedro, que era casado e sabia do que falava, dá bons conselhos tanto para a esposa como para o marido. Para a esposa que já vive com Deus, que consiste seu marido para o Senhor por meio de um procedimento carinhoso, mesmo sem falar e sem tentar impor-se a ele, de modo que sua beleza não dependa de adornos externos. Estes de nada servirão se dela não refletirem beleza interior. Para o marido, que trate sua mulher com toda honra que merece uma esposa, que cuide dela nos seus momentos de tristeza como se fosse um vaso delicado que não pode sofrer arranhões, dando-lhe suporte para não cair e não quebrar. Assim, ambos se complementarão e se ajudarão mutuamente para sua própria felicidade e a glória de Deus.

"Quanto mais semelhante a Jesus, tanto melhor nos entenderemos."

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

REFORMA

LEITURA BÍBLICA:
(2 Crônicas 15.1-9)

"Sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado." (2Cr 15.7)



(YHWH é o nome de Deus, lê-se Iavé)
O rei Asa, de Judá, foi um daqueles cujo procedimento a Bíblia aprova. A principal razão disso foi a reforma religiosa que realizou no seu país. O impulso para isso foi a atenção que Asa deu à mensagem que YHWH lhe passou por intermédio do profeta Azarias.
A reforma de Asa consistiu em eliminar de todo o território sob o seu controle os ídolos que tomavam o lugar do Deus verdadeiro, e em restaurar o altar de YHWH no templo de Jerusalém. O profeta Azarias instruiu-o por meio de uma forte palavra de encorajamento e Asa, atendendo a ela, buscou relacionamento com YHWH, obtendo dEle a resposta e colhendo assim a recompensa por seu trabalho.
YHWH sempre tem o propósito de restaurar vidas, tornando-as forte para que pratiquem a justiça.
Depois de feitas as reformas com a remoção de tudo o que impedia o culto ao Deus verdadeiro, o rei reuniu todo o povo do seu reino e também os habitantes do vizinho reino de Israel que aderiram ao movimento. O resultado foi um longo período de paz e prosperidade para a nação de Judá.
E o que interessa isso a nós? Trata-se de um incentivo a exterminarmos a nossa vida (tirar tudo que impede o nosso relacionamento com YHWH) como Asa fez com seu país, acompanhado da promessa de que encontraremos YHWH se de fato o procurarmos. Vale a pena nos perguntarmos como está o nosso relacionamento com Deus. Estaria tudo bem ou haveria também nela muito a limpar e corrigir? Faça uma reforma na sua vida espiritual. Descubra quais são os impedimentos que estão trancando o seu relacionamento com Deus. Por meio de Jesus Cristo, Ele está hoje ainda bem mais perto e acessível do que para o rei Asa, prometendo-nos experimentar a verdadeira paz.

"YHWH restaura nossa vida sempre que lhe dermos espaço para agir à maneira dEle."


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LONGE?



Leitura Bíblica:
(Jó 19.1-22)

"Meu Deus! Meu Deus! Porque me abandonastes? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angustia?" (Sl 22.1)

Essa palavra é para todos que pensam, Deus não está comigo, ou me abandonou.






Alguma vez você já pensou que Deus estava longe, não se importava com seus problemas nem ouvia sua oração? Muitas vezes passamos por situações difíceis e nos sentimos abandonados pelo Pai. Oramos e não temos respostas. Acabamos culpando Deus: se ele está no controle - e está - então só pode estar contra nós.
No texto de hoje, Jó diz  que Deus o estava tratando mal, não lhe respondia, bloqueava seu caminho, via-o como inimigo, afastou-o de todas as pessoas que ele amava, enfim, perseguia-o. É verdade que sua situação era complicada: perdeu tudo o que tinha e encontrava-se em um estado deplorável (veja Jó 7.5). Naquela época havia a falsa crença de que um castigo assim tinha de ser conseqüência de pecado. Jó achava que não tinha cometido nenhum, então Deus estava sendo injusto com ele.
Jó não sabia que tudo aquilo era uma espécie de "teste de fé". Às vezes Deus permite circunstâncias difíceis em nossa vida, como doenças, perdas, problemas financeiros e na família. Porém, ele não se afasta quando isso acontece - nós é que muitas vezes nos afastamos dEle. Tentamos resolver o problema sozinhos , reclamos, culpamos os outros e Deus, ficamos desesperados e choramos sem parar. Pensamos que Deus está longe, mas na verdade Ele permanece ao nosso lado para - se permitirmos - ajudar-nos a passar por aquela situação. Ele não nos fez mal nem é nosso inimigo -  ao contrário, continua nos abençoando com seu amor e cuidado.
Mas há, sim, uma situação em que Deus tem de ficar afastado de nós: é quando fazemos coisas que o desagradam (pecados). Por ser santo, Ele não pode aproximar-se da impureza - nossas maldades nos separam de Deus (Is 59.2)
Pense bem: será que o culpado do "afastamento" é Deus ou é você mesmo? Humilhe-se, reconheça seus erros e busque a Deus. Ele está sempre perto e nunca nos abandona.

"Deus está perto - nós é que nos afastamos dEle!"


"Permita Deus tomar o controle de sua vida e você perceberá que tudo será solucionado."

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MUITO OBRIGADO, MEU DEUS!

Leitura Bíblica:
(salmos 34.15-22)

"Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças." (salmos 28.6-7)



Muito obrigado, meu Deus! Pelas lágrimas que rolam pelo meu rosto , pois quando meu coração está duro elas o atingem e deixam-no sensível e delicado. Muito obrigado meu Deus! Por me ensinares a odiar o mal, não aprovar a injustiça e não ter preguiça nem covardia para lutar por um mundo melhor. Muito obrigado, meu Deus! Por Jesus ter morrido em meu lugar , pela compreensão de que ele é o único caminho que nos leva a ti e porque posso temer-te todos os dias, resultando em benefícios para mim e para minha família. Muito obrigado, meu Deus! Por teres me escolhido para ser teu filho e pela esperança de participar do grande banquete na eternidade. Sei que sou teu convidado, Senhor! Muito obrigado, meu Deus! Por minha família crer em ti , pois quando todos nós mais precisávamos, te encontramos. Muito obrigado, meu Deus! Porque quando erro, tu me dás uma nova chance, pois tua misericórdia se renova a cada manhã. Muito obrigado, meu Deus! Por sempre fortaleceres meus ombros e firmares minhas pernas para te servir e por iluminares minha mente para compreender melhor o teu querer em minha vida. Muito obrigado, meu Deus! Porque não tenho mais para ter medo, pois tu me dás coragem; não preciso me sentir derrotado, pois por meio de Cristo me conduzes ao triunfo. Também é raro que eu me sinto sozinho ou fraco, pois tu és minha companhia sempre e minha fortaleza.
Querido Deus, te agradeço também por quem está lendo esse texto hoje. Que essa pessoa possa sentir teu agir em sua vida e expressar toda sua gratidão por tudo o que tens feito.



"Gratidão é a atitude natural de quem conhece Deus."

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CONVITES

Leitura Bíblica:
Isaías 1.18-20

"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor (Is 1.18a).



Num daqueles encontros de ex-alunos de escolas que costumam realizar-se de vez em quando, um dos presentes trouxe um exemplar do velho convite de formatura e o releu para a turma como lembrança dos velhos tempos. Pedia-se ali que o convidado confirmasse a aceitação do convite, ou seja, de que pretendia comparecer ao evento.
No meio dessas lembranças, alguém aproveitou para recordar um outro grande convite que recebera muitos anos atrás - um convite muito especial, oferecido pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Dizia assim: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu julgo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu julgo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28-39)
O ex-aluno contou então que aceitara aquele grande convite e que sua resposta fez muito bem à sua vida, já que esses cuidados que Jesus prometeu se cumpriram para ele em forma de paz, bênçãos e umas feliz comunhão com Deus. Além disso, passou também a desfrutar da comunhão com os demais cristãos, experimentando fraternidade, amor, harmonia e compreensão no lar e na comunidade. Note, que esse convite de Jesus é para "todos", ou seja,  para você também! O Senhor nosso Deus quer lhe dar a vida eterna e alívio para suas cargas e preocupações, conforme diz esse outro convite que você encontra na leitura da Bíblia indicada por hoje. "Reflita", aconselha Deus ali, e veja, se atender ao seu convite não seria a melhor coisa que você poderia fazer agora.
A oferta é grandiosa: nada menos que uma completa restauração de vida, em paz com o Criador, por pior que sua vida esteja agora.
Refletiu? Que tal então dizer a Jesus que você aceita seu convite e entregar sua vida em suas mãos para ele fazer dela o que quiser - inclusive entendê-la até a eternidade?



"Receber o convite de Deus, entendê-lo e aceitá-lo para ganhar a vida eterna -  e você não vai querer?"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

AÇÃO VERDE

Leitura Bíblica (Gênesis 1.1-26)

"Tu o fizestes (o homem) dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo pusestes" (Salmos 8.6)



Em 2008 foi lançado um filme chamado "O dia em que a terra parou", que conta a história de um alienígena que vem à terra com a missão de salvá-la... da ação nefasta dos humanos, destruindo-os! Claro, é um filme de ficção, mas que trata de um assunto mundial e sério: a destruição do planeta provocado pela ação irresponsável do homem. Que direito teria alguém "de fora" de vir até nós e destruir os seres humanos? Mas não é exatamente isso que temos feito com a criação de Deus?
O relato bíblico da criação mostra um Deus que cria o mundo de maneira perfeita a partir de sua palavra viva, amorosa e bela. Tal beleza não está apenas nas paisagens de tirar o fôlego. Toda a natureza criada é um sistema maravilhoso que funciona em equilíbrio e perfeição, desde de que seja bem cuidado. A poesia do texto mostra a progressão da criação até chegar ao seu ápice: a criação dos seres humanos. A este, Deus dá a missão de gerenciar e utilizar tudo o que foi criado. Que privilégio o nosso. E que responsabilidade, pois o mundo não é nosso, é de Deus. Ele nos deu o direito de uso, não o direito do abuso. Mas o uso tem sido irresponsável, gerando morte, injustiça, miséria e destruição. Todos os dias ouvimos falar de ameaças de extinção de várias espécies de animais, aves e peixes, de aquecimento global, de derretimento de geleiras e tantas outras coisas. Para os cristãos, crer que Deus é Criador é um ponto de honra, porém não basta crer que Deus é o criador se não fizermos tudo o que for possível para garantirmos que o mundo criado por Ele não seja ainda mais degradado pelo uso irresponsável que temos feito dele. A partir de hoje, aja como um parceiro do Criador e da criação, mas que também ama o que Ele criou para o prazer e sustento digno de todos os seres humanos.

"Amar a Deus e aos homens também é preservar o que Ele criou."



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sem Deus?

18 de Fevereiro,

Sem Deus?

Leitura Bíblica:
(Romanos 3.9-18)

Texto em destaque:
"O temor do senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é o entendimento."(Provérbios 9.10)

" Sem Deus a vida não faz sentido."

No livro de Romanos acabamos de ler como é a vida sem Deus, vimos que não há amor, nem esperança, nem saída. Se você já é um seguidor de Jesus Cristo, alguma vez parou para pensar como seria a sua vida sem Deus? O que mudou depois que você passou a ter um relacionamento com Ele? Muitas vezes, depois de algum tempo de vida cristã ou quando passamos por momentos difíceis, perdemos aquela empolgação no nosso relacionamento com Deus. Nessa situação, quando  nos falta o ânimo de viver o cristianismo integralmente e nos esquecemos que Deus está conosco, precisamos relembrar:
1) Aquilo que o senhor já fez, e está fazendo por nós;
2) Que Deus transforma toda e qualquer situação ou pessoa, quando realmente colocamos o problema diante dele;
3) Que Deus está sempre perto para nos ajudar e prometeu que jamais nos deixará. Deus não nos abandona - o contrário é que pode acontecer. É fácil culpar a Deus quando as coisas não vão bem, mas na realidade a pergunta deveria ser: "O que eu fiz, ou não fiz, para chegar a esse ponto?"
Deus nos ama. Ele nos deu a vida eterna e participa do nosso dia a dia quando permitimos que ele seja nosso Senhor. Ele está sempre conosco; é o nosso socorro bem presente em todos os momentos, bons ou ruins. Também nos disciplina quando necessário e nos chama de volta à obediência. Deus faz e quer fazer grandes coisas em nós e por meio de nós.
Então, tema o Senhor e comprometa-se integralmente com Ele! Se você já tem um relacionamento com Deus, Fortaleça-o; se você deixou Deus de lado, volte para Ele! Mas se você nunca experimentou o que é viver com Deus, consagre agora mesmo sua vida a Ele e experimente como é bom viver ao seu lado.

Amém amados.