(Ec 3.1-15)
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga? Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos do homem, para com ele os afligir. Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.”
(Romanos 8.24-25)
“Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”
Paciência envolve o tempo de Deus.
O tempo de Deus não é igual ao nosso tempo, o que nos deixa muita vezes impacientes porque em tudo queremos uma resposta imediata, uma lógica.
Muitas vezes nos encontramos em momentos de dificuldades e oramos, mas ficamos clamando e não escutamos respostas. Em alguns momentos chegamos até a perguntar para Deus: “O que aconteceu?”
Você pode pensar que Deus te abandonou pela falta de respostas dEle, mas não é isso que acontece. O silencio de Deus é para nos amadurecer, nos fazer crescer.
Deus como nosso criador e Pai, quer ver nosso crescimento.
(Gn 12.1-2)
“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.”
É aqui que Deus começou a traçar planos para a vida de Abrão. Quais foram os planos de Deus para você? O que ele tem falado?
Quando você escutar os que Deus tem falado para você e seus planos na sua vida, é porque está começando a amadurecer em Deus, mas uma coisa muito importante é nunca se esquecer que nada é no seu tempo, tudo é no tempo de Deus.
No livro de Gênesis que acabamos de ler, Deus promete a Abrão que fará a partir dele uma grande nação, mas Abrão não tinha filhos e já era um homem de idade de 75 anos quando Deus começou a fazê-lo crescer.
Como surgiria essa grande nação?
(Gn 15.3-6)
“Disse mais Abrão: Eis que não tenho dado semente, e eis que um nascido da minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, o levou fora e disse: Olha agora, para os céus e conta as estrelas, se as pode contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.”
Nós somos o cumprimento das promessas que Abraão recebeu!
Deus fez uma promessa a você, mas ainda não contou como vai fazer! Calma, não fique desesperado! Insista em ouvir a voz de Deus!
(Rm 8.25)
“Mas se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos.”
Abrão não teve paciência, por não ter mais escutado Deus falar, sua mulher Sara, resolveu dar uma ajudinha à Deus, porque talvez Deus estivesse precisando.
Deus não precisa de ajuda para cumprir uma promessa em sua vida!
Lembre-se que esse silêncio dEle é para o teu crescimento, essa é a hora de aparecer para Deus! Aproveitando e fazendo tudo certo.
Não questione como você vai crescer se Deus não te responder, dando direcionamento. Porque Deus não é homem para que minta nem filho do homem para não cumprir com o que prometeu. Deus nunca falha e nunca tarda com o que criou e com o que prometeu. Ele já te direcionou!
Temos tudo na palavra de Deus! Tem coisas que você quer que Deus fale através de visão, profecias, que já sabes.
Quer confirmação de Deus para um casamento com uma pessoa ímpia? Deus não aprova julgo desigual! Quer sair ou mudar de igreja por causa de um irmão, líder, pastor, ou algo que escutou e não gostou? Primeiro resolve a questão com seu irmão com está em [Mateus 18], porque nem sua oferta será aceita por Deus, se não se resolver com o teu próximo.
Quer fazer algo que uma autoridade constituída (seu pais, lideres ou pastores, chefes de trabalho, professores, ou qualquer outro tipo de liderança sobre você!) em sua vida não aprovou? Sujeite a toda autoridade, pois todas elas foram constituídas por Deus.
Muitas vezes pensamos estar no silêncio de Deus, mas muitas vezes já temos as respostas.
(Gn 16.2)
“E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra, pois, a minha serva; Porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.”
Deus não precisa de ajuda meu querido (a)! Se for de um jeito ou de outro ele vai te direcionar, o importante é ter paciência nEle.
Abrão e Sarai por não terem escutado a voz de Deus, depois de um tempo decidirão fazer tudo por conta própria. E por terem tomado esse tipo de atitude, sofreram as conseqüências.
Quando tomamos esse tipo de atitude, sofremos conseqüências. Não pense que você vai tomar as suas atitudes e tudo vai ficar por isso mesmo. Deus tem o seu jeito e seu tempo e cabe a nós dizermos: Amém! Sim, Senhor!
Deus não quer fazer o comum em nossa vida! A bíblia diz em [Gn21] que na velhice de Sara, ela engravidou e teve um filho que teve por nome Isaque.
Agora chegou o momento das conseqüências de sua impaciência em Deus de esperar aquilo que não vimos, pois esperar aquilo que vemos é muito fácil.
Nos versículos 10 e 11 do capítulo 21 nos conta que Sara pede pra Abraão mandar Agar (mulher que Abrão de deitou e teve um filho) e seu filho embora para que não herdasse as riquezas de Abraão junto com seu filho Isaque.
“Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque. Pareceu isto bem duro aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.”
Nesse momento Abraão não gostou do que ouviu de Sara, porque Ismael também é seu filho. Mas Deus disse que abençoaria seu filho Ismael, por isso, ele poderia ficar tranqüilo e fazer o que Sara queria. É aqui que Abraão sofre as conseqüências por não ter esperado a promessa de Deus em sua vida. É obrigado a mandar embora Agar e seu filho Ismael, imagine como Abraão sofreu por ter que fazer isso.
Conseqüência!
Analise o que está passando. É o tempo da espera ou o tempo da conseqüência? Mas não se desanime. Deus não desiste de nos fazer crescer.
(Gn 22.1)
“Algum tempo depois Deus pôs Abraão a prova.”
Abraão era um homem de fé. Deus mandou ele sair da terra em que estava, para ir para uma terra onde Ele iria mostrar.
(Hb 11.8)
“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu.”
Mesmo sendo um homem de fé, Abraão não consegui suportar o silêncio de Deus, após sua oração. Mas Deus não desiste e colocou Abraão a prova, pedindo seu filho como sacrifício. A prova do teste de Abraão já se completa quando o próprio Abraão disse a seus dois servos que o acompanhou por três dias até o monte Moriá para o sacrifício.
(Gn 22.5)
“E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o meu moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.”
Deus já tinha tudo preparado, pois havia provado a fidelidade de Abraão a Ele nesse momento, pois aquele que Deus tinha pedido como sacrifício era fruto da promessa!
Depois de colocar seu filho como um cordeiro para o sacrifício.
(Gn 22.11-12)
“Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu e disse: Abraão, Abraão! Não estendas a tua mão sobre o moço e não faça nada; porquanto agora sei que temes a Deus.”
Abraão Cresceu!
Agradeça a Deus por cada silêncio dEle, e por cada conseqüência que Deus tem te permitido passar e CRESÇA! Deus te faz promessas e você tem que mostrar que é capaz de receber o cumprimento delas. Através de suas atitudes e serás abençoado.
Através da atitude de Abraão todos nós somos abençoados! Seja benção para a sua geração e para as que hão de vir!
Deus insistiu com Abraão, pois ele errou algumas vezes, mas isso não tirou o mérito de ser chamado “Pai da fé”. Deus insistiu com Abraão até que ele fizesse tudo certo. Abraão conseguiu, na prova de sacrificar o seu filho, simplesmente obedecer sem dar nenhuma mancada, até o último momento e teve a total aprovação de Deus, dizendo para ele que agora era certo... Ele temia verdadeiramente a Deus.
Amém.