quinta-feira, 31 de março de 2011

1° DE ABRIL DIA DE NÃO MENTIR

O dia 1° de Abril é o dia da mentira ditado pelos homens, isso é horrível para Deus, primeiro: porque muitos acham que por ser o dia da mentira estão livres do julgo de Deus, segundo: por muitos praticarem o ato de mentir. A bíblia deixa bem claro quem fica de fora no direito da arvore da vida em [Apocalipse 22.12-15] - o melhor a se fazer é não participar desse dia nomeado "Dia da Mentira", porque foram homens que criaram essa data que não agrada ao nosso Senhor. Deus nos ama tanto que deseja o nosso bem e que não participamos desse dia iníquo para não percamos o direito de estar participando da Arvore da Vida. Você prefere está com Deus ou com o mundo? Quem está com o mundo tem que analisar seus atos e sua felicidade comparados com quem está com Deus. 

O mundo nos oferece tudo do bom e do melhor para que nós não sairmos dele, tudo é uma alegria só, mas o inimigo (Satanás) é enganador, pois tudo isso que parece ser mil e uma maravilhas não passa de algo passageiro. Quando acaba a folia estamos acabados e sem graça.
Quem está com Deus têm tudo de bom também, só que com um toque especial vindo de Deus pelo Espírito Santo que em nós habita, "cada um de nós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo..."[Efésios 4.25]. Com Deus não falsidade, nem desconfiança, pois tudo é ato de amor e verissimidade. Você não acha melhor que o mundo?


Deixo aqui o as palavras de um jovem que li no livro Pão Diário:

"Desde de a minha infância ouço que primeiro de Abril é o Dia da Mentira. Até hoje não sei a origem da comemoração e nunca me interessei em descobrir. O que acho triste em tudo isto é que para a mentira há um dia em destaque; por acaso existe o Dia da Verdade? Outra pergunta que faço: o dia da mentira fica restrito a uma data em Abril? Infelizmente sabemos que não. A mentira "corre solta" o ano inteiro e, pior, existem pessoas que se gabam por que saberem mentir muito bem e enganar os outros. Onde fica a verdade na vida das pessoas? Para alguns, mentir é tão natural que eles mesmos acabam acreditando em suas próprias mentiras.
Não esqueça: em sua Palavra, Deus deixa bem claro que não devemos mentir. O nono mandamento [Êxodo 20.16] trata do respeito pela reputação do outro, o que inclui o cuidado com a língua e a proibição da mentira. Na Bíblia encontramos vários textos que mostram como a mentira desagrada a Deus. Hoje lemos que os mentirosos não viverão com Deus no céu e permanecerão eternamente separados dEle no inferno.
Provavelmente você conhece pessoas mentirosas e até condena a atitude delas, mas e você? Como está nesta área? Você usa a mentira "que não faz mal a ninguém" ou a "meia mentira"? Mente no trabalho porque o chefe mandou você fazer isso? E você, chefe, ordena a seus funcionários que mintam? E vocês, pais, já mentiram para os seus filhos dizendo que se não fizessem o que deviam o "bicho-papão" os pegaria, ou outras coisas deste gênero? Infelizmente somos tentados a mentir dia após dia para nos livrarmos de alguma situação incomoda ou  para ajudar a encobrir o erro de outra pessoa. Mas o assunto é sério, e Deus espera que sejamos obedientes também nesta área. Lembre-se: Deus ama você e não quer que ninguém minta; se você mente, abandone este mau hábito e fale a verdade em todas as situações."

Uma frase para refletir!
"Dizer que a mentira pode criar algum bem... é mentira!"

VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE





Em [Isaias 44.2a] a palavra é bem clara quando diz: "Assim diz o Senhor, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda:..." Isso é uma maravilha, você saber que Deus te gerou e te formou parte por parte, e que te ajuda em tudo. O nosso Deus é singular e sabe tudo que faz, nessa palavra encontramos muitas respostas:
  1. Você não está aqui por um acidente!
  2. Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus;
  3. Você não está respirando nesse exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência;
Deus é muito bom em nos dar tudo de que necessitamos para que vivamos, muitas vezes nem percebemos isso ou não nos importamos, mas se Deus nos tirasse o oxigênio por míseros 6 minutos, acredito que muitos de nós morreriamos, até mesmo a nossa comida e água se fosse tirado por uns quatro dias muitos de nós não resistiriamos. Tudo isso é obra de Deus, e ele decide se deve ou não nos oferecer, mas como o amor dEle por nós é tão grande, pelas suas misericórdias somos dignos de receber tudo isso de graça todos os dias. A bíblia é bem clara a respeito disso em [Salmos 138.8] - O Senhor cumpre tudo que a nós prometeu, glorifique a Deus por tudo isso, pois é ele quem nos dá a "vida".

Você sabia que foi Deus quem nos deu as nossas características? Sim foi Deus quem nos deu cada detalhe de nosso corpo, DNA, tudo que somos. Ele se preocupou com tudo isso:
  • cor da nossa pele;
  • cor dos nossos olhos;
  • forma dos nossos cabelos;
  • nosso corpo, nosso porte físico e detalhes;
  • os nossos talentos;
  • nossa personalidade;
  • tudo!


Em [Salmos 139.15] num dos cantos de Davi confirmamos a nossa formação por Deus, Ele nos conhece por completo, desde de nossa formação dos ossos e pele no ventre até a nossa morte, nada é desconhecido para Deus, pois Ele é Onisciente e Onipotente. Esse salmo esclarece bem, dizendo assim: "Tu [Deus] me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo, sabes exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido do nada e vim a existir."
Deus nos gerou para um propósito, isso significa que também decidiu a hora do nosso nascimento e nosso tempo de vida, mas o nosso tempo de vida pode mudar se escolhermos os caminhos errados e tortos perante os olhos de Deus. "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda."[Salmos 139.16] - Deus sabe tudo isso! "Antes mesmo de nosso corpo tomar forma humana, Deus já havia planejado todos os nossos dias e foram registrados no Seu livro."

Deus também planejou o Lugar onde nasceriamos e onde viveriamos para o propósito dEle. Nossa Etnia e Nacionalidade não são meras casualidades, Tudo foi planejado conforme Ele quer. Em [Atos 17.26] - "De um só ele fez todos os povos[...] tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e o lugares exatos em que deveriam habitar." A bíblia nos esclarece que Deus decide antes de nascermos onde devemos habitar. O que mais me surpreende é que Deus decidiu como nasceríamos. Independente das circunstâncias de seu nascimento e de quem são seus pais, nem importando como são seus pais, se são: bons, ruins ou indiferentes. Porque Deus tem um plano em nossa vida!
Imagine que você nasceu sem que seus pais o tivessem planejado, e que você não era do propósito deles. Para Deus você não foi um imprevisto! Deus nunca faz nada acidentalmente e jamais comete erros!


  • Deus tem um motivo para tudo que cria, concebe.
  • O maior motivo de Deus nos ter criado é o amor dEle por nós!



Em [Efésios 1.4a] a palavra de Deus nos deixa bem claro dizendo da seguinte forma: "Muito antes de estabelecer as fundações da Terra, Deus já nos tinha em mente, havendo nos escolhido como alvo de seu amor." Nós fomos o motivo de Deus nos ter criado, não há outro motivo, Ele nos ama! Já tinha a nós em mente antes de criar o mundo, isso é maravilhoso, não tem palavras para tamanho amor! Somos a razão de todo Seu AMOR, e o que há de mais precioso em toda criação. Em [Tiago 1.18] encontramos a resposta de tamanho amor.


O nosso Deus não haje de forma aleatória, planeja tudo com extrema precisão. Quanto mais os estudiosos do universo estudam, mais percebem que o universo foi singularmente adequado à nossa existência. A bíblia já havia declarado isso há milhares de anos atrás em [Isaias 45.18] - "Deus formou a terra [...] Ele não a criou para ser vazia, mas a formou para ser habitada."
  • Porquê Deus faz tudo isso?
  • Porquê o incomodo de criar todo o universo para nós?
Tudo isso porque ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é muito difícil de compreender em sua profundidade, mas é essencialmente confiável.
Todos nós fomos criados para sermos alvo do amor de Deus. Ele nos fez para expressar seu amor, e sobre isso devemos edificar nossas vidas. Em [1° de João 4.8] a bíblia diz que "Deus é amor." Aqui não está dizendo que Deus tem amor, porque Ele é o próprio amor! O amor é a essência do caráter do Pai (Deus).
No inicio de tudo Deus nunca esteve só, já havia perfeito amor com Ele na sua Trindade(Deus, Espírito Santo e Jesus Cristo). Nós fomos criados para recebermos o amor dEle, abra sua bíblia em [Isaias 46.3,4] Deus diz a todos nós: "Eu os tenho sustentados desde que foram concebidos e carregados desde o nascimento. Mesmo na velhice, quando seus cabelos se tornarem grisalhos, estarei cuidando de vocês. Eu os fiz e cuidarei de vocês." Amém!

Se não houvesse Deus, todos nós seriamos apenas "acidentes", causados por algum evento cósmico aleatório. Não seria necessário estar aqui escutando a palavra de Deus, pois não haveria um propósito de Deus em nossa vida. Não haveria certo nem errado, e nenhuma esperança seria alimentada para nossa breve vida neste mundo. Mas glória à Deus por Ele existir, porque ele nos dá uma razão de existência, sendo assim nossa vida tem um significado profundo! E descobrimos tudo isso quando colocamos nossa vida em Deus e temos a Ele como um ponto de referência.
Deixo a todos [Romanos 12.3] como uma palavra de reflexão, pense a respeito de tudo, entenda que não somos acidentes, porque em [Isaias 44.2] temos a resposta disso.

Pergunte a si mesmo em que áreas de sua personalidade, formação e aparência você tem tido dificuldades de aceitar. A resposta de todas as suas perguntas estão aqui na palavra vinda direto da bíblia que é a própria palavra de Deus.

domingo, 20 de março de 2011

POR QUE ESTAMOS AQUI?


Em [Proverbios 11.28] a palavra de Deus fala de nossa vida, pois muitas vezes confiamos nas riquezas que possuimos e acabamos esquecendo de Deus, onde temos a solução para tudo. A solução é claramente expressa em [Jeremias 17.7-8], aqui Deus diz "Bendito o homem que confia no Senhor", você sabe o que significa "bendito"? É o homem que é abençoado ou aquele que abençoa, é o homem que é feliz, venturoso, que é bondoso e que pratica o bem, isso é o significado de bendito. Por que muitas vezes esquecemos de Deus e confiamos nas riquezas? A palavra de Deus diz que somos benditos quando confiamos nEle, vamos confiar mais em Deus! Porque assim somos abençoados com tudo que necessitamos.
Você sabia que tudo vem de Deus? Olhe só o que Deus falou por meio do apostolo Paulo aos Colossos em [Colossenses 1.16] - Por meio de Deus que todas as coisas foram criadas, absolutamente tudo! Então por que não confiar plenamente em Deus? Se tudo é criação dEle.


Você nasceu por um propósito vindo dEle e para cumprir o propósito dEle. Sabe qual é o nosso erro - o EGOCENTRISMO - perguntas sobre: O que quero ser? O que devo fazer com minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro? Jamais desvendaremos os propósitos de nossa vida enquanto concentrarmos tudo em nós mesmos. Deus quer que dependamos dEle em todas as coisas! Olhe o que Deus diz em [Jó 12.9-10]. Você não encontrará o sentido da vida olhando para dentro de si mesmo, pois você não criou a si mesmo, logo não pode dizer para que foi criado. Imagine o seguinte senário: Um inventor criou uma coisa para um propósito e entregou nas suas mão sem nada lhe instruir, você saberia para que serviria a inveção? Não! Seria necessário perguntar ao criador dela para qual propósito ela foi criada e como usá-la. Assim é Deus conosco, o seu propósito deve começar com Deus!
Muitos tentam usar à Deus para a autorrealização, mas isso é contrário a vontade de Deus e resultará em fracasso. A resposta para isso está em [Romanos 8.6]. Sabia que Deus conhece o seu coração? Onde estiver seu coração Deus vai saber, não tem como enganar à Deus. Se você faz as coisas no nome dEle para se enrriquecer ou para conquistar coisas, no final encontraremos a morte, mas se seu coração está voltado para Deus herdará a vida e paz, está escrito na palavra. Viver é deixar Deus usar você e não usá-lo para propósitos particulares.

Ser "Bem-sucedido" e cumprir o propósito de sua vida são coisas absolutamente distintas. Para as pessoas que buscam seus propósitos de vida em livros de "auto-ajuda" foge dos propósitos de Deus. Em [Mateus 16.25-26a] está bem claro.
Agora você sabe por que está aqui?
Existem duas formas ao qual você pode saber:
  1. Especulação;
  2. Revelação;
As especulações até hoje são debatidas numa área que abrange todos os assuntos, a Filosofia, que discute e pondera "sobre o significado da vida". Em resumo as especulações não define uma resposta exata.
Felizmente, há uma alternativa a especulação sobre o significado e propósito de vida, trata-se da revelação.
  • Deus revelou sobre a vida em sua palavra;
  • O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção e perguntar para o inventor. Deus é nosso inventor, por quê não perguntar a Ele?
  •  
A Bíblia revela claramente os cinco propósitos que têm para a  nossa vida.
  1. Explica porque estamos vivos;
  2. Como a vida funciona;
  3. O que evitar;
  4. O que esperar do futuro;
  5. Em quem confiar;
Em [1Coríntios 2.7] fala da sabedoria de Deus. A sabedoria de Deus trata-se profundamente de seus propósitos. Não sendo sua mensagem recente e sim a mais antiga - O que Deus determinou como meio de fazer aflorar o melhor de si em nós. Deus não é apenas o ponto-de-partida de nossa vida: é a fonte dela.
O propósito de sua vida está nas mãos de Deus e não no mundo.
Olha o que Deus falou em [Efésios 1.11] - Daí tiramos que é em Cristo que descobirmos quem somos e o propósito de nossa vida. Muitos antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos alcançado nossas esperanças, seus olhos já estavam sobre nós, já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto soberano que ele está operando em tudo e em nós. Nesses versículos temos três critérios:
  1. Você descobre sua identidade e seu propósito por meio de Jesus Cristo.
  2. Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito dEle. *Saiba que você tem liberdade de escolher sua carreira, sue conjugê, passatempo e muitas coisas na vida, mas não pode escolher o propósito de sua vida, pois isso cabe a Deus decidir.
  3. O seu propósito encaixa-se em um propósito vindo de Deus para uma eternidade.

Leia esse testemunho:
Andrei Bitov, romancista russo, cresceu sob um regime ateísta e comunista. Mas Deus atraiu sua atenção num dia triste. Ele recorda:
"Aos vinte e sete anos de idade, enquanto viajava no metrôde Leningrado(Autal São Petersburgo), fui dominado por um desespero intenso, que a vida pareceu parar de vez, apropriando-se completamente do futuro e não deixando nenhum significado, de repente uma frase apareceu por si só: "Sem Deus a vida não faz sentido." Repetindo-a, assombrado,  repassei a frase como num escada rolante, sai do metrô e caminhei em direção a luz de Deus."

Você deve ter se perguntado qual o seu propósito de vida. Procure encontrá-lo na palavra de Deus, pois lá temos a resposta para todas as coisas.

Reflita na seguinte frase: "Eu não sou o FOCO, Deus é o FOCO."
     

quinta-feira, 17 de março de 2011

A MENTE DE CRISTO EM NÓS

Leitura Bíblica:
(1Corinteos 2)


"¹Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ²E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.1-2)

Paulo vem nos falar da verdadeira sabedoria, o ensino do Espírito Santo. Você já permitiu ou permite que o Espírito Santo de Deus o guie? Será que você está realmente buscando a Deus de todas as suas forças? ou você apenas vai a igreja, escuta a palavra e vai para casa como se nada tivesse acontecido?
A sabedoria de Deus é um mistério, muitas vezes oculta, para nos testar e ver aonde está o nossos coração. Imagine tal situação: você está no seu carro dirigindo calmamente, quando de repente um outro carro ultrapassa o seu carro e você dá aquela freada brusca e o carro que vinha atrás do seu bate em você. Qual seria sua reação? Muitos nessa hora se iriam ficar bravos, falar palavrões, se agriderem ou até mesmo mentir para não levarem a culpa, mas saiba que Deus não quer que essas atitudes emocionais tomem conta de nós, Ele quer pessoas que não vejam o problema e que hajam calmamente, busquem se preocupar primeiro com seu próximo, pois ele pode ter se machucado, Deus está esperando que você permita a Ele que tome o controle dos seus problemas.



Quem busca a Deus jamais permitirá que as emoções venham a tomar o controle da situação e venham a levá-lo a sair do caminho do Senhor. "Antes tem seu prazer na Lei do Senhor e medita nela dia e noite", "para esses o Espírito Santo revela todas as coisas perscrutas, até mesmo as profundezas de Deus"(1Co 2.10). Quem melhor para entender o homem se não o próprio homem, e quem melhor para entender as coisas de Deus se não o próprio Espírito Santo de Deus, assim também são todas as coisas de Deus, ninguém consegue entendê-las senão aqueles que tem o Espírito de Deus guiando suas vidas. Quem no mundo está recebe o que o mundo tem e não recebe o Espírito de Deus, porque o coração está voltado para o mundo, mas quem não busca os prazeres do mundo e busca o Espírito de Deus, estes, sim, tem o direito de conhecer o que, por Deus, nos foi dado gratuitamente. O homem natural, não entende as coisas vinda de Deus se não abrir seu coração para entender o que o Espírito quer falar pela palavra de Deus, porque para eles essas coisas são loucuras, para entenderem tem que permitir o Espírito de Deus os ensinar. "Porém o homem de Deus julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo"(1Co 2.15-16). Amém



"Busque a Deus e permita que Ele tenha controle de sua vida em todas as situações, para que tudo lhe seja revelado."

terça-feira, 15 de março de 2011

LEVANTE-SE!

Leitura Bíblica:
(Marcos 3.1-6)

"Levanta-se e venha para o meio!" (Mc 3.3)



Quantas pessoas estão deixando de serem abençoadas por causa da sua timidez ou por receio do que as outras vão pensar! Vivem "em cima do muro" e não se animam a tomar a decisão de entregar-se a Deus.
Tomar a posição não é nenhuma fraqueza, mas é superar preconceitos e timidez, não se importando com o que os outros vão dizer. Já é uma vitória. Jesus nos dá um exemplo disso. Sempre estava na sinagoga falando abertamente e trazendo ensinamentos que muitas vezes desagradavam os líderes religiosos. Embora Jesus soubesse que eles queriam o matar por causa disso, o Senhor nunca se acovardou. Na Leitura de hoje havia um homem de mão aleijada que Jesus desafiou dizendo, "Levanta-se e vem para o meio!" Este que atendeu foi um que saiu "de cima do muro", enfrentando os preconceitos daquela época por causa da sua deficiência. Expôs-se a todos presentes - e o Jesus disse ao homem: "Estenda a sua mão!" Quando o homem fez isso, sua mão foi totalmente restaurada. O que importava nessa hora, a opinião dos outros? O povo certamente não terá a solução para o que aflige. Já quando o recado de Jesus nos toca, nos chama, ele quer e verdadeiramente pode restaurar nossa vida - e nós sabemos muito bem o quanto essa restauração é necessária. Todavia, é preciso atender ao chamado e expor-se diante dele. Este é o apelo de hoje: Levante-se, mostre seu problema ao Senhor e deixe-o agir e resolvê-lo!.



"Jesus não busca heróis, mas quem responda ao seu chamado."

segunda-feira, 14 de março de 2011

PERSEVERE

LEITURA BÍBLICA:
(Gênesis 11.27-32)

"Vocês sabem que a prova da fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem faltar-lhes coisas alguma." (Tiago 1.3-4)


Colocar planos em prática não é uma tarefa simples. Para iniciar o projeto começamos solucionando os problemas, a partir daí que se constroem projetos com planos que precisam ser seguidos para que tudo dê certo. Sabemos que nem todos conseguem fazer as coisas como deveria ser, mas é como deveria ser.
Logo após os projetos e planos vem a implementação do seu trabalho, isto é, a hora de "colocar a mão na massa", de fazer o sonho acontecer. A questão é, por que nessa fase alguns desistem diante as barreiras?
Pode ter sido assim com Terá. A bíblia conta que ele teve três filhos , mas que um deles - Harã - morreu quando Terá ainda vivia. Depois disso Terá tomou sua família e saiu de Ur dos caldeus para ir a Canaã. Porém ao chegarem a Harã (terra próxima a Ur) ficaram por lá. Por que alguém sai para uma jornada e para no meio do caminho? Será que foi coincidência o nome do lugar onde pararam ser o mesmo do filho que havia morrido? Ou será que Terá decidiu nomear o lugar onde parou com o nome do filho que morrera? Por que será que Terá teria preferido ignorar a vitalidade dos filhos e netos que ainda possuía para se prender ao passado, à memória de quem já não podia ajuda-lo a cumprir o plano?
Note que Deus não aparece a Terá, mas decide mandar Abrão seguir  em frente. Ao que parece, Terá estagnou ali porque se prendeu ao passado e não deixou guiar-se por Deus. Quais os seus planos e por que você não consegue se livrar de alguns erros do seu passado? O que tem te impedido de seguir em frente? Onde está Deus no meio de tudo isso?
Olhe ao redor. Há vida. Procure alguém que conheça Deus e que possa ajudá-lo. Converse com Deus em oração e busque sua orientação na Bíblia. Existem possibilidades e o caminho ainda não terminou. Persevere.

"pode parecer difícil para a pequena planta conseguir sobreviver, mas ela persevera em crescer!"

"Perseverar é deixar que Deus cure seu passado para cumprir os planos dele na sua vida."

sexta-feira, 4 de março de 2011

ANDANDO COM JESUS, ANDANDO NA LUZ

LEITURA BÍBLICA:
(João 8.12)

Antes de ler medite nessa música, ela vai falar um pouco ao seu coração!
 

"[Tu] me livrastes da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos" (Salmos 56.13)

Existem dois caminhos, como decidir por qual andar se você não consegue enxergá-los? Como percorrê-lo se não está iluminado e não se sabe onde pisa ou deveria pisar? Para andar na direção certa precisamos de luz; só assim poderemos enxergar por onde estamos andando.


As pessoas costumam dizer que todos os caminhos levam a Deus, porém a bíblia diz que só existe um caminho para o Pai e este é Jesus (João 14.6). Hoje lemos outra afirmação do próprio filho de Deus a seu respeito: Cristo é a luz do mundo. Então, Jesus é o caminho e também é a luz que ilumina o caminho. Em outras palavras, somente por ele temos acesso ao Pai e podemos ter um relacionamento com Deus.
Talvez você esteja andando nas trevas, ou seja, sem enxergar por onde vai e o que está fazendo. Na escuridão, suas atitudes e decisões desagradam a Deus e estão destruindo a sua vida, simplesmente porque você não consegue enxergar nenhuma luz, nenhuma direção a seguir. Talvez você até queira fazer a coisa certa e andar no caminho correto, mas não sabe como, pois a sua volta está tudo escuro. Se esta é a sua situação, olhe para Deus e você verá a luz de Cristo brilhar. Se você der o passo decisivo em direção a Jesus, ele passará a mostrar o caminho que você deve seguir. Para isso é preciso assumir um compromisso sério de se tornar um seguidor de Jesus, procurar a sua orientação na bíblia e buscar um verdadeiro relacionamento com ele por meio da oração. Entregue a sua vida a ele e você verá como é bom andar na luz. E pode ter certeza de que, se você não sair do caminho iluminado pela luz do Mundo, sempre terá o discernimento do certo e do errado, onde andar e onde não andar. Quem segue a Jesus não anda mais na escuridão e viverá eternamente contemplando a Luz no céu.



"A melhor direção a seguir é pelo caminho iluminado por Cristo."

quinta-feira, 3 de março de 2011

EU! EU?

LEITURA BÍBLICA:
(Efésios 2.11-22)

"Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." (Colosseses 3.14)

Fala-se muito hoje em pós-modernismo, um modo de vida que gira principalmente em torno do individuo.
Onde cada um vive sua vida do jeito que gosta sem interferir na vida do outro, pois isso seria entendido como invasão de privacidade. Até que se prove, o contrário, que você só está querendo ajudar! Mas é aí que ambos os lados ficam insatisfeitos, pois um renuncia a própria vontade, enquanto o outro o recebe como invasor. O resultado disso é péssimo, pois aqui encontramos solidão.
Cada vez mais as pessoas tendem a viver sozinhas e o pior é que muitos são levados ao desmanche familiar, e de tanto sermos respeitados acabamos abandonados e solitários. Felizmente existe a comunhão ou fraternidade cristã. Não sei se você participa da vida de alguma igreja, mas em princípio é ali que está o espaço para a solução. Para muitos a palavra igreja não ajuda a entender como isso funciona, pois muitos a interpretam de maneira errada, então chamemos de comunidade.
Diferente de uma associação ou de um clube, que reúne pessoas com interesses comuns, uma comunidade cristã une pessoas apenas por meio do amor que o próprio Deus planta nelas quando lhe entregam o comando de sua vida. Ele preserva todos os seus direitos e privacidade, mas não os deixa isolados: em vez de só tentar não incomodar o outro, trata de fazer-lhe o bem. Pode-se assim corrigir ou ajudar alguém sem ofender sua dignidade, porque todos sabem que o motivo é o amor de Deus, que se expressa em humildade, gentileza e disposição de sacrifício em benefício alheio.
Desejo muito a todos que não conhecem a experiência de uma comunhão dessas, que a encontrem. Asseguro-lhe de que tudo isso não é apenas um sonho mas a realidade. Vale a pena procurar uma comunidade e descobrir como se pode viver muito mais contente neste mundo pós-moderno tão frio.


"Junto com a Palavra da Deus e a oração, a comunidade firma o tripé que sustenta a vida espiritual."

quarta-feira, 2 de março de 2011

RELEVANTE

LEITURA BÍBLICA:
(2 Timóteo 3.16-17)

"Ordenastes os teus testemunhos com justiça; dignos são de inteira confiança!" (Salmos 199.138)


Às vezes somos tentados a tratar certos princípios e doutrinas da Bíblia como irrelevantes. Todavia, no texto de hoje lemos que toda a Palavra de Deus é inspirada e útil. Há, contudo, gente argumentando que a Bíblia, assim como a conhecemos hoje, já não é a mesma mensagem do passado. É natural que ao longo dos anos tenha sido traduzida em linguagens assimiláveis à compreensão de cada geração. Se no passado "homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1.12b), o que demonstra o zelo do Senhor, da mesma forma ele tem velado através dos séculos por sua Palavra, que se destaca por sua singularidade e originalidade.

Um exemplo de texto aparentemente sem muita importância é Êxodo 25.12-15. Nele, lemos algo sobre a Arca, uma espécie de baú. Há ali uma particularidade que poderíamos classificar de irrelevante: "Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés... depois faça quatro varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas". A arca as duas tábuas da Lei e deveria estar sempre disponível a ser levada à frente na peregrinação do povo pelo deserto em sua caminhada rumo à Terra Prometida. Além disso, as varas impediam que o objeto santo fosse tocado. Tudo isso parece secundário, entretanto é tão importante quanto a exortação de Jesus diversas vezes repetida: "Vigiem!" (Marcos 13.37). Também quanto aos sinais dos fins dos tempos a Bíblia é clara e devemos dar todo crédito a ela. Leia, por exemplo, Lucas 21.5-36.

Nada na Palavra de Deus é supérfluo. Tudo é importante para nos manter alertas, prudentes e vigilantes. Estejamos prontos hoje e sempre a conhecer a Bíblia e a obedecer ao Senhor.


"Nada na Palavra de Deus deve ser desprezado - tudo é importante."

terça-feira, 1 de março de 2011

OUVINDO!

LEITURA BÍBLICA:
(Hebreus 1.1-4)

"Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos  nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio do universo." (Hebreus 1.1-2)


Sim hoje ele fala pelo seu Filho, Jesus, nosso amigo e abençoador. O Senhor fala a cada a um de nós, em cada momento, em cada passo que damos, em cada ocasião que paramos para refletir, em cada acontecimento em nossas vidas. A uns ele fala através de uma leitura bíblica, a outros se dirige pela voz de um pregador, a um terceiro grupo por intermédio de algum acontecimento marcante em sua vida, e para tantos mais ele se expressa até mesmo pela linda natureza que criou e nos entregou para administrarmos. Como nosso amigo fiel, ele nos vai falando de diversas maneiras: até mesmo através de uma leve brisa, como fez no passado com o profeta Elias (1 Reis 19.12). Particularmente, porém, ele nos fala quando oramos. Oração não é só falar com Deus, não é só pedir, é também ouvir a voz dele. Deus tem de "ser buscado enquanto se pode achá-lo" (Is 55.6). Deus está nos falando o tempo todo, e é importante não nos recusarmos a ouvi-lo nem ignorá-lo. A hora é agora, o dia é hoje, pois amanhã pode ser muito tarde, conforme alerta o texto de um tradicional hino cristão. A propósito, o texto de Isaías que acabamos de citar diz o mesmo, deixando implícito que haverá um dia em que Deus não estará mais disponível e não será mais achado para ouvir-nos.Qual é o momento, pois, em que devemos orar? Deus nos responde por meio de Paulo: "Orem continuamente" (1 Ts 5.17). Trata-se, pois, de orar sempre, pois o Deus recompensa aqueles que o buscam (Hb 11.6). Concluímos que, para podermos ouvirmos a palavra que Deus tem para nós, a oração a todo momento e em qualquer lugar é indispensável.


"Ama e conserva como amigo aquele que não te abandona quando todos se afastam." (Thomas a Kempis)