quarta-feira, 2 de março de 2011

RELEVANTE

LEITURA BÍBLICA:
(2 Timóteo 3.16-17)

"Ordenastes os teus testemunhos com justiça; dignos são de inteira confiança!" (Salmos 199.138)


Às vezes somos tentados a tratar certos princípios e doutrinas da Bíblia como irrelevantes. Todavia, no texto de hoje lemos que toda a Palavra de Deus é inspirada e útil. Há, contudo, gente argumentando que a Bíblia, assim como a conhecemos hoje, já não é a mesma mensagem do passado. É natural que ao longo dos anos tenha sido traduzida em linguagens assimiláveis à compreensão de cada geração. Se no passado "homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1.12b), o que demonstra o zelo do Senhor, da mesma forma ele tem velado através dos séculos por sua Palavra, que se destaca por sua singularidade e originalidade.

Um exemplo de texto aparentemente sem muita importância é Êxodo 25.12-15. Nele, lemos algo sobre a Arca, uma espécie de baú. Há ali uma particularidade que poderíamos classificar de irrelevante: "Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés... depois faça quatro varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas". A arca as duas tábuas da Lei e deveria estar sempre disponível a ser levada à frente na peregrinação do povo pelo deserto em sua caminhada rumo à Terra Prometida. Além disso, as varas impediam que o objeto santo fosse tocado. Tudo isso parece secundário, entretanto é tão importante quanto a exortação de Jesus diversas vezes repetida: "Vigiem!" (Marcos 13.37). Também quanto aos sinais dos fins dos tempos a Bíblia é clara e devemos dar todo crédito a ela. Leia, por exemplo, Lucas 21.5-36.

Nada na Palavra de Deus é supérfluo. Tudo é importante para nos manter alertas, prudentes e vigilantes. Estejamos prontos hoje e sempre a conhecer a Bíblia e a obedecer ao Senhor.


"Nada na Palavra de Deus deve ser desprezado - tudo é importante."

Nenhum comentário:

Postar um comentário