segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA - Parte 1

Qual o propósito da família na terra?
Deus ao criar o homem, já tinha um propósito de abençoar ao ser humano proporcionando-lhe o seu bem estar, através das famílias, Yhwh (nosso Deus), quer nos dar a plenitude em todas as coisas, de geração em geração. Esta plenitude é estendida aos nossos filhos de forma hereditária, e vem pela imerecida graça e morte vicária gerada pelo Seu AMOR incondicional. Utilizando os princípios da Palavra de Deus, constituiremos uma família capaz de glorifica-lo e nos relacionarmos em alegria e paz, sem que nada nos falte, pois Ele é a nossa PROVISÃO.

Qual o plano de Deus para a família?
O matrimônio é a extensão de Deus sobre nossos lares, quando compreendemos o que Ele nos fala através de Sua Palavra em [Gênesis 1:26-27] – “Deus disse: ‘Façamos os seres humanos à nossa imagem, de forma que reflitam a nossa natureza. Para que sejam responsáveis pelos peixes no mar, pelos pássaros no ar, pelo gado e, claro, por todo a terra, por todo animal que se mova na terra.’ E Deus criou os seres humanos; criou-os à semelhança de Deus; refletindo a natureza de Deus. Ele os criou macho e fêmea, e os abençoou.”
Foi através de Adão e Eva que recebemos a plenitude de alegria, paz e tudo que temos que vem da criação dEle. As dificuldade que hoje enfrentamos são reflexo da desobediência do homem ao que Deus falou no principio, sobre a Arvore do conhecimento do Bem e do Mal, e por gerações vem se estendendo o pecado desde o principio, mas para isso que o Filho do Homem veio a terra, para morrer em nosso lugar e nos comprar das mãos acusadoras do inimigo que quer nos condenar a morte eterna junto a ele, mas isso não faz parte mais de nossa vida quando temos a SALVAÇÃO conosco, ao reconhecermos e vivermos em CRISTO! Mas é através disso que compreendemos que Deus preparou um lugar perfeito para o homem no principio, e que não quis intervir em nossas vontades e escolhas, e esse ponto nos faz entender que temos a liberdade de escolher entre o conhecimento do BEM, que é Jesus, e o conhecimento do MAL, que é o pecado. Se analisarmos esse ponto no principio, poderemos absorver um entendimento – a obediência a Sua Palavra no principio, que é nosso alicerce para felicidade conjugal ficou sujeito à obedecê-Lo, e obedecer a Sua Palavra, mas com os erros entendemos que o pecado tira-nos esse direito da obediência. Embora, quando estou falando disto, não esteja me referindo a penas a relação conjugal, a Palavra diz que: “O temor a Deus é o princípio da sabedoria.” E isso nos guia a ter sempre o melhor do dEle para nossas vidas.
É assim que passamos a entender o motivo e qual a relação e vontade de nosso Deus e Pai nos casais, quando por meio da Sua Palavra redimimos casamentos e famílias, restaurando o que muitas vezes foi esquecido e que faz parte do plano original de Deus, que é viver perfeitamente dentro das relações que Ele ordenou para os lares.
      
      Deus estabeleceu um FUNDAMENTO:
Onde está firmado o alicerce de um relacionamento matrimonial? Creio que devemos partir do princípio – O ALICERCE. Muitos casais entram em relacionamentos com o sonho de construir a família perfeita, e para isto deve-se trabalhar neste principio. O alicerce não está fundamentado nas posses, ou nas famílias, nem nos bens e pertences. O Senhor disse: “O alicerce de um lar é ouvir, guardar e praticar”. É pela combinação destes três aspectos fundamentais que construímos nosso alicerce. É o alicerce que da o suporte a família em tempos difíceis, e nosso alicerce deve está formado na ROCHA – JESUS CRISTO e Seus ensinamentos.

 Deus escolheu um casal: [Gn 2:18]
O princípio do matrimonio não partiu do pensamento do homem, mas é principio DIVINO. Deus criou no ser humano a atração pelo SEXO OPOSTO, chegamos a essa conclusão quando lemos em Sua Palavra que Ele abençoou a Adão com uma mulher idônea, uma ajudadora, uma mulher que fosse o apoio, suporte e que formassem uma família através do companheirismo. E na infinita sabedoria de Deus escolheu duas pessoas totalmente diferentes , e através do AMOR, FIDELIDADE e COMPANHEIRISMO é gerado um milagre, os dois se tornarão um SÓ. O proposito disto é constituir uma geração para Deus. [Malaquias 2:15] – “Foi Deus (YHWH) quem fez o casamento, não você. Seu Espírito permeia até os menores detalhes dessa união. E o que Ele espera do casamento? Ora, filhos de Deus. Portanto, guarde o espírito do casamento dentro de você. Não traia a sua esposa.”

 Deus formou o MATRIMÔNIO: [Gn 1:28]
Como falei no inicio a benção vem em plenitude, não quando as pessoas estão solteiras, mas quando estas se casam. Se o casal se mantem em plena harmonia, fluirão três bênçãos:

a.       Frutificação:
O fruto é que determina que tipo de arvore somos. Uma laranjeira não pode dar limões, laranjeira dar laranjas – assim é o principio de Deus, quem constrói uma família em SANTIDADE gerará santidade.
b.      Multiplicação:
No espiritual é o mesmo que no natural – multiplicamos quando nos unimos com um mesmo propósito, trabalhando em equipe, ou seja, companheirismo.
c.       Dominar:
A santidade trás a frutificação, multiplica e junto disto a AUTORIDADE. “Um casal unido em harmonia e na direção da Palavra de Deus, é tão poderoso como a força de um exercito bem organizado.” O êxito está sempre no companheirismo, trabalho em equipe. Observe: Quando Eva quis ser independente foi que abriu a porta para o tentador, mas se tivesse consultado primeiro o seu marido, tudo seria diferente.

Deus nos deu DIRETRIZES: [Gn 2:15-25]
a.       O homem deve prover para sua casa e proteger sua família.
b.      Devemos ser obedientes.
c.       Deve-se existir companheirismo entre os casais.
d.      O homem é quem vai determinar o destino de sua família, em Cristo ou no pecado.
e.      Em relação aos casais – Os dois se tornarão um só
f.        Deve haver Proteção da intimidade em um relacionamento.
g.       Deve haver transparência entre um casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário