sexta-feira, 10 de junho de 2011

TER TUDO E NÃO TER NADA

Uma palavra muito polêmica nos dias de hoje é RIQUEZAS. Esse assunto é muito sério quando voltado para o que Deus quer para nós, pois muitas vezes as riquezas nos desviam do que temos aprendido em Sua palavra. Teve um homem chamado Naamã, que era o comandante do exercito do rei da Síria, esse homem era muito conceituado, tinha muitas riquezas por causa das suas inúmeras vitórias em batalhas, tudo na vida dele se baseava nas riquezas que possuía, era um homem feliz, mas um dia ficou leproso e não conseguia achar a cura, tornando se infeliz.


[2 Reis 5.1-16]

"1.Naamã, comandante do exercito do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele hério da guerra, porém leproso. 2.Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra. 4. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. 5.Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festais. 6.Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra. 7.Tendo lodo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem, para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procuram um pretexto para romper comigo. 8. Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgastes as tuas vestes? Deixei-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 9.Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10.Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. 11.Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 12.Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se se foi com indignação. 13.Então, se achegaram para ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. 14.Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. 15.Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites presentes do teu servo. 16.Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou."

Embora tivesse tudo que sonhava ter, a unica coisa que ele não tinha conquistado era sua cura, mas ouvindo falar de um profeta de Israel, foi em busca de sua cura com inúmeras riquezas. Chegando lá recebeu do profeta Eliseu os passos para receber sua cura, no princípio questionou muito, pois sabia que existia outros rios melhores e com águas mais limpas, mas naquele momento veio dois de seus homens e questionaram a sua indagação, levando-o a ir ao rio do qual o profeta havia falado. Logo após mergulhar no rio conforme havia dito o profeta Eliseu, foi ter encontro com ele para agradecer pelo poder do Deus de Israel, que é único e poderoso, e ofereceu muitas riquezas, das quais havia levado, ao profeta como pagamento pela sua cura, o profeta a rejeitou porque Deus não é comprado.
Naamã naquele momento pensava que a questão com Deus também se resolvia como costumava fazer em seu trabalho. É mesmo muito triste quando alguém pensa poder encarar Deus trazendo sua posição, suas distinções, seus bens e suas influências. Isso de nada vale! Para agradar a Deus precisamos primeiro ouvir o que ele quer nos dizer, e naquele momento Naamã quase não abria seus ouvidos para fazer o que Deus tinha falado por intermédio do profeta Eliseu. É na palavra de Deus (na Bíblia) que encontramos as respostas do que Ele espera de nós. Na palavra dEle é onde encontramos o caminho do perdão dos nossos pecados e a vida eterna por meio de Jesus Cristo. Então, deixe de lado as quinquilharias(suas riquezas, posições, tudo que for prestígio). Jesus quer ter lugar no seu coração como o seu Salvador e Senhor de sua vida.


"Deus não quer nossas coisas, quer nosso coração!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário