segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OUVIR

LEITURA BÍBLICA:
(Isaías 50.4-5)

"O senhor desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado." (Isaías 50.4)


Como, em meio a uma multidão barulhenta, uma mãe ouve quando seu bebê chora - e, dependendo da necessidade dele, todo o ruído "desaparece"? Ela escuta a barulheira, mas só ouve a voz do filho. Escutar só envolve uma interação entre a vibração do ar e o aparelho auditivo; já ouvir depende de dar atenção, decodificar, interpretar, avaliar e reagir. E ouvir como quem está aprendendo envolve pelo menos mais três aspectos fundamentais: 1) Dar atenção prioritária , para entender exatamente o que é transmitido; 2) Receptividade, para aceitar que não sei, e reconhecer a fonte dea informação e 3) disposição de aplicar o que aprender, pois de nada vale ficar só no plano teórico.
No texto de hoje, o profeta Isaías mostra que é precioso ouvir e aprender do Senhor. Deus falou à humanidade de muitas formas, mas Jesus é a expressão completa da divindade. Só que ele, após a ressurreição, subiu aos céus e ainda não voltou. Como então Deus fala conosco hoje?
Ao subir para o Pai, Jesus enviou o Espírito Santo, e por meio dele o Deus trino habita em quem conhece os seus mandamentos e os pratica. Este será amado por Deus e Jesus se revelará a ele (Jo 14.21). Sou testemunha de que Deus tem falado comigo e me ensinado de muitas maneiras: pela leitura criteriosa da Bíblia, por certas mensagens ouvidas ou lidas, pelo conselho de amigos, pela repreensão de alguém que me ama, e até por bronca de gente que nem tem relacionamento com o Senhor (que eu saiba). Mas em todas essas vezes, estou certo de que o Espírito usou esses meios para falar comigo e me ensinar.
É preciso atenção para perceber a voz de Deus, mesmo nas pequenas coisas, e orar por discernimento para não se distrair com qualquer outra voz. E então, dar atenção, ouvir com receptividade e tratar de aplicar aquilo que Deus ensinou... ou continuar no meu erro.


"Não basta ouvir, é preciso fazê-lo como quem está aprendendo."
"fonte: Pão Diário"

Nenhum comentário:

Postar um comentário