terça-feira, 1 de março de 2011

OUVINDO!

LEITURA BÍBLICA:
(Hebreus 1.1-4)

"Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos  nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio do universo." (Hebreus 1.1-2)


Sim hoje ele fala pelo seu Filho, Jesus, nosso amigo e abençoador. O Senhor fala a cada a um de nós, em cada momento, em cada passo que damos, em cada ocasião que paramos para refletir, em cada acontecimento em nossas vidas. A uns ele fala através de uma leitura bíblica, a outros se dirige pela voz de um pregador, a um terceiro grupo por intermédio de algum acontecimento marcante em sua vida, e para tantos mais ele se expressa até mesmo pela linda natureza que criou e nos entregou para administrarmos. Como nosso amigo fiel, ele nos vai falando de diversas maneiras: até mesmo através de uma leve brisa, como fez no passado com o profeta Elias (1 Reis 19.12). Particularmente, porém, ele nos fala quando oramos. Oração não é só falar com Deus, não é só pedir, é também ouvir a voz dele. Deus tem de "ser buscado enquanto se pode achá-lo" (Is 55.6). Deus está nos falando o tempo todo, e é importante não nos recusarmos a ouvi-lo nem ignorá-lo. A hora é agora, o dia é hoje, pois amanhã pode ser muito tarde, conforme alerta o texto de um tradicional hino cristão. A propósito, o texto de Isaías que acabamos de citar diz o mesmo, deixando implícito que haverá um dia em que Deus não estará mais disponível e não será mais achado para ouvir-nos.Qual é o momento, pois, em que devemos orar? Deus nos responde por meio de Paulo: "Orem continuamente" (1 Ts 5.17). Trata-se, pois, de orar sempre, pois o Deus recompensa aqueles que o buscam (Hb 11.6). Concluímos que, para podermos ouvirmos a palavra que Deus tem para nós, a oração a todo momento e em qualquer lugar é indispensável.


"Ama e conserva como amigo aquele que não te abandona quando todos se afastam." (Thomas a Kempis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário