sábado, 18 de fevereiro de 2012

UMA VIDA COM PROPÓSITOS parte 1


Afinal de contas porque estou aqui?

[Provérbios 11.28] "Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cortado; uma vida formada por Deus é uma árvore viçosa."
[Jeremias 17.7,8] "Felizes os que confiam no Senhor[...]. São como árvores plantadas às margens de um rio, cujas raízes alcançam águas profundas. Tais árvores não são afetadas pelo calor nem se preocupam com longos meses de seca. Suas folhas permanecem verdes e produzem um fruto delicioso.

Tudo começa com Deus

[Colossenses 1.16] “Pois todas as coisas, absolutamente todas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis[...] começam nEle e nEle encontram seu propósito.”

Começamos como a afirmação de que nós não somo o foco.

O propósito de vida vai muito mais além do que as nossas realizações pessoais. É muito maior do que a família, carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições que temos.

Nascemos por meio dEle e nEle encontramos o nosso propósito de vida. A procura pelo propósito de vida tem intrigado o homem a milhares de anos, isso perdura por tanto tempo somente porque começamos no ponto de partida errado – nós mesmos. Enquanto tudo está nas mãos Deus, o homem procura em si mesmo o propósito de sua vida e por isso nunca encontra, porque só em Deus saberemos para qual direção você deverá ir.  A bíblia diz: “A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é Ele quem mantém todas as pessoas com vida. [Jó 12.10]”

Nós existimos porque o Senhor quer que existamos. Fomos feitos por Deus e para Ele, e, até que você compreenda isso, a vida jamais fara sentido. Somente em Deus descobriremos tudo sobre nós. Por outros caminhos iremos a becos sem saída.

Todos fomos feitos por Deus e não o contrário. E viver quer dizer deixar Deus nos usar para os propósitos dEle. A bíblia diz: “A obsessão consigo mesmo nos assuntos pessoais conduz a um fim trágico; atentar para Deus leva-nos a uma vida livre e abundante.[Romanos 8.6]”

Se quizermos saber sobre o propósito de vida precisamos recorrer ao que Deus revelou em sua Palavra. A bíblia é o nosso “Manual”, que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. A bíblia diz: “A sabedoria de Deus[...] trata profundamente de seus propósitos [...] não sendo sua mensagem recente, e sim a mais antiga – o que Deus determinou como o meio de fazer aflora o melhor de si em nós.[I Coríntios 2.7]”

Deus não é apenas o nosso ponto de partida na vida: é a própria fonte da vida! Edifiquemos a vida sobre verdades eternas e não em histórias que estimulam inspiração. Devemos recorrer à Palavra de Deus. A bíblia diz: “É em Jesus Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Jesus Cristo e de termos alçado nossas esperanças, Seus olhos já estavam sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriósa, parte do projeto soberano que ele está operando em tudo e em todos.[Efésios 1.11]”

Nesse versículo apresenta-se três critérios para o nosso propósito:

1.       Você descobre sua identidade e propósito no relacionamento com Jesus Cristo. Se você ainda não vive esse relacionamento, explicarei mais adiante como iniciá-lo.
2.       Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito dEle. O propósito determinado por Ele para sua vida é anterior à sua concepção. Ele planejou isso antes que você existisse e sem sua contribuição! Você pode escolher carreira, cônjuge, passatempos e muitas outras coisas na vida, mas não pode escolher seu propósito.
3.       O seu próposito de vida encaixa-se em outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade.

É disso que uma vida com propósitos se refere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário